História

Tudo começou por causa do ouro.

O bandeirante Gaspar Vaz da Cunha partiu de Taubaté e subiu a Serra da Mantiqueira à procura de veios de ouro. Gaspar tinha notícia das ricas minas de Itagyba, hoje Itajubá, que já no início do século XVIII estavam em franca produção. Outros seguiram os passos do bandeirante.

Um deles foi o Guarda Mor Francisco Vieira Carneiro, que por aqui apareceu firmando suas sesmarias entre os anos de 1820 e 1830. Eram vastas glebas de terras férteis, que atraíram os colonos, além da existência do rio Sapucaí Mirim, que tinha águas generosas, onde a pesca era fácil e variada. Mas, aquele povo que colhia e pescava com fartura não tinha, ainda, padroeiro que os abençoasse. E a fé dos colonos exigia a construção de uma capela de São José, pois era o santo de devoção deles. Então, assim foi feito.

Porém, para rezar missa e fazer os serviços religiosos, era preciso pedir permissão a sua Majestade Imperial D.Pedro I. E assim fez o Guarda Mor Carneiro: delegou poderes ao seu procurador José Alves de Lima, fazendeiro local, que tratou da oficialização da capela junto ao Bispado de São Paulo. Então, o Imperador D. Pedro I concedeu, no dia 22 de Outubro de 1827, o alvará de aprovação e criação da Capela de São José da Ventania.

Junto com a assinatura do Imperador, o vento começou a fazer parte da história da cidade.

O povoado crescia. Os nomes foram se sucedendo: Campo de Lima, São José da Ventania, Formiguinha, São José das Formigas, Vila Paraíso, São José do Paraíso. E, em 1914, a cidade ganhou o nome que traz até hoje: Paraisópolis. Mas, antes disso, quando era apenas uma Freguesia, pertencia ao município de Pouso Alegre. Em 1872, com a elevação do povoado a Vila, eles ganharam o território de Conceição dos Ouros. E, finalmente, no dia 25 de Janeiro de 1873, em sessão solene, tomaram posse os primeiros vereadores. A cerimônia aconteceu na residência do Coronel José Vieira Carneiro, que ficava exatamente onde hoje é o Grupo Escolar Bueno de Paiva.

E, na véspera do Natal do ano de 1874, a Vila de São José do Paraíso virava cidade.

Buscar…

Entre em contato

Fone e Whatsapp:
(35) 9.8438.3368
ou (35) 9.9932.2029